Tel.: 11 2935-3561
Rua Siqueira Bueno, 110 - Cj 21
São Paulo - SP - CEP 03059-010
<< TREINAMENTOS | Formação de analistas de negócios
Emprego e empregabilidade    

A necessidade e a importância de uma boa equipe de analistas de negócios é reconhecida por todas as empresas quando discutimos a harmonia entre as demandas das áreas de negócio e a capacidade de entrega das áreas de tecnologia.

Mas de maneira geral, tantos os profissionais quanto as empresas desconhecem em detalhes o dia a dia das funções deste grupo de profissionais.

O analista de negócios deve avaliar o quão bem uma solução entregue atende à necessidade original para qual foi desenvolvida, permitindo que a organização julgue o seu desempenho e eficácia.

Isso envolve a avaliação e validação de componentes de soluções como processos de negócio, estruturas organizacionais, acordos de terceirização, aplicações de software entre outros.

Por conhecer o ambiente do negócio, o analista de negócios pode avaliar os impactos de cada solução proposta sobre o ambiente.

Estas atividades possuem como objetivo principal a maximização do valor entregue para as partes interessadas.

Por outro lado, existem situações em que as partes interessadas ou “clientes” das soluções desconhecem o potencial da ferramenta que estão utilizando e passam a utilizar somente as funcionalidades mais elementares, reduzindo o benefício percebido da solução.

Neste ponto o analista de negócios passa a atuar como um “gerente de contas” maximizando o nível de utilização das soluções implantadas e portanto, aumentando o retorno sobre investimento para a empresa como um todo.

Frentes de atuação

• Identificação e relacionamento com os domínios.

• Desenho e definição de soluções

• Gestão dos stakeholders.

• Análise e gestão de requisitos

• Planejamento e estratégia da análise de negócios

• Elicitação

• Análise corporativa e entendimento do negócio.

• Competências pessoais e de apoio.

O analista de negócios é um dos principais responsáveis pela definição do que precisa ser feito diferenciando-se dos profissionais técnicos que decidem como as mudanças devem ser feitas.

A execução da Análise de Negócios foca na compreensão de como a organização funciona e alcança os seus propósitos e na definição de quais capacidades devem ser possuídas para que ela possa prover produtos e serviços que atendam aos seus clientes.

Este trabalho envolve o apoio à definição e compreensão das metas organizacio-nais, a compreensão de como essas metas são ligadas aos objetivos específicos, a determinação dos cursos de ação necessários para alcançar as metas e objetivos e por fim, a definição de como as diversas unidades organizacionais e partes interessadas dentro e fora daquela organização interagem.

 

FORMAÇÃO DE ANALISTAS DE NEGÓCIOS

O conteúdo deste treinamento está em har-monia com os padrões internacionais des-critos no BABOK 2.0 Cuidando do Fundamental

Considerando a realidade de restrições de tempo que os profissionais de análise de negócios enfrentam em suas organizações, incluímos um set de templates e ferramentas para gestão de stakeholdes, identificação de sintomas, elaboração de planos de negócio e outros aceleradores que permitirão aplicar os conceitos de maneira eficiente com redução de tempo.

 

Nosso foco está em transmitir aos alunos conhecimento e ferramentas para o pleno exercício da função de analista de negócios.

Combinando capacitação técnica, ferramentas e metodologias para gerenciamento comportamental, desenvolvemos nos alunos um conjunto de habilidades que permita que construa a ponte entre os profissionais técnicos que constroem a solução e as áreas de negócio que tem a clara noção da demanda.

Os profissionais de análise de negócio tem sua atuação expandida além da TI, podendo atuar em projetos de engenharia, marketing e produtos.

Conteúdo    
Este programa de formação possui sete módulos e será ministrado ao longo de cinco noites.

Análise corporativa. Utilizando o ciclo de vida das organizações o profissional poderá compreender o momento de evolução da sua organização de maneira a considerar o melhor tipo de solução.

Soluções. Utilizando a prática de seleção de sintomas e identificação das causas, é possível construir soluções que atuem de maneira efetiva no problema, evitando a construção de modelos paliativos.

Stakeholders. Identificação, gerenciamento, monitoramento de comportamentos e diagnóstico de expectativas para que as soluções tenham melhor aceitação.

Analise da prontidão. Ferra-menta fundamental no arsenal do analista de negócios, permite diagnosticar o quanto a área ou organização estão apta a adotar as práticas que serão demandadas pela solução implantada.

Elicitação. Diferentemente da análise de requisitos, a elicitação compreende a prática de posicionar a solução no cenário corporativo e auxiliar o futuro usuário no entendimento das verdadeiras razoes pelas quais a solução serão implantada.

Análise e gestão de requisitos.O objetivo do gerencia-mento e comunicação dos requisitos é estender a todos a compreensão dos efeitos das mudanças trazidas pela solução e as ligações entre a solução e os
objetivos e metas do negócio. A comunicação é fator ao mesmo tempo crítico e difícil para o sucesso de qualquer iniciativa, uma vez que as partes interessadas representam pessoas de diversas origens e áreas profissionais.

Definição e validação das soluções. Tem como principal foco a justificativa de negócios para a implantação de determinada solução no are de negócios específica.
Compreende a identificação e mensuração dos benefícios em uma linguagem econômica que permita aos futuros usuários criar uma relação efetiva e causa e efeito à partir das informações apresentadas no business case.

Planejamento e monitora-mento da área de análise de negócios. Como ultimo módulo, este compreende as praticas necessárias para a gestão da área de Análise de negócios, como uma unidade de prestação de serviços interna da corporação. Utilizando as praticas de planejamento estratégico e análise de stakeholders e seus fatores críticos, os alunos elaborarão um modelo completo de defesa da construção da área e seus benefícios para a empresa com os respectivos KPIs.
Nosso programa de formação de analistas de negócios combina a capacitação dos profissionais de maneira individual com as técnicas para a criação e manutenção desta importante área nas empresas.
Bridge Partners Group ©2012