
Agilidade é uma palavra da moda? Sim, mas embora seja muito citada, poucos entendem o seu conceito e aplicações. Então, vamos falar sobre isso agora.
A ideia de “desenvolvimento ágil” surgiu no início dos anos 2.000 quando alguns profissionais de informática se perguntavam por que os sistemas demoravam tanto...

O grande Guimarães Rosa escreveu “O sapo não pula por boniteza, mas por precisão”. E essa verdade nunca foi tão rápida e fortemente comprovada como na crise mundial gerada pelo vírus da Covid-19.
De repente as empresas – e as pessoas – foram obrigadas e revisar ideias e processos que já duravam muitos anos:

A cada mensagem que você lê ou envia, a cada curtida que faz, a cada compra no supermercado, a cada site visitado, você está gerando dados. Por exemplo, num ticket de supermercado com 5 itens você gerou em torno de 30 novos dados só no sistema da loja, mas se pagou com cartão de crédito ou de débito muitos destes dados também serão gerados no banco ou na operadora do cartão. Se participa de um programa de incentivos, mais alguns outros dados serão gerados.

Transformação digital é o nosso tema permanente e – segundo o dicionário - Mudançatransformar significa mudar o estado de alguém ou de alguma, converter o atual em algo novo. Mas, mudar envolve uma mistura de sentimentos – positivos e negativos – e entende-los e administra-los é um fator crítico para o sucesso de qualquer iniciativa de transformação digital.